O MaRvel: Masculinidades (Re)veladas é um projeto que pretende pensar o género como uma construção cultural e diária, que atravessa os corpos, as relações e a organização dos espaços em que circulamos e que ocupamos. Temos as masculinidades como ponto de partida, pela vontade de contribuir para o processo de tomada de consciência acerca de como o género atravessa os percursos de vida de rapazes e homens (e, por isso, de todas as pessoas), sem perder de vista a pluralidade e diversidade que atravessa o mundo.
A Bagabaga Studios materializou, através da criação do documentário “Entre homens”, a vontade de trazer um retrato sobre a pluralidade das masculinidades. A partir deste documentário, criámos um programa de intervenção, cujas sessões-piloto decorreram junto de jovens acolhidos em contexto de Lar de Infância e Juventude, no Instituto Profissional O Terço (Porto) e na Obra do Padre Grilo (Matosinhos). Construímos um caderno de facilitação, para que a mensagem se espalhe, podendo o programa ser implementado em escolas ou noutros lugares onde a comunidade se constrói. O projeto envolve, assim, a mostra itinerante do documentário nas escolas parceiras, bem como a dinamização de ações de sensibilização, formação e consultoria junto de profissionais.
Trazemos a vontade de criar espaços de diálogo e de reflexão crítica, com o objetivo de construir espaços de liberdade. O MaRvel é um espaço de curiosidade, pesquisa e reflexão. Um lugar para alimentar o espírito crítico e olhar para o mundo com olhos de ver: regressar à pergunta como princípio do processo de conhecer e agir sobre o mundo.
O MaRvel: Masculinidades (Re)veladas é um projeto financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants 2014-2021. O projeto conta com a coordenação científica de Sofia Neves, tendo sido, até outubro de 2023, a equipa constituída por Ana Luísa Abreu (psicóloga, gestora de projeto), Inês Vieira (psicóloga) e Rita Andrade (psicóloga). Atualmente, a equipa é constituída por Ana Luísa Abreu (psicóloga, gestora de projeto), Gabriela Azevedo (advogada, historiadora) e Rita Andrade (psicóloga).
Da esquerda para a direita:
From left to right:
Gabriela Azevedo - advogada e historiadora; Inês Vieira - psicóloga; Rita Andrade - psicóloga; Ana Luísa Abreu - gestora de projeto e psicóloga;
Enquadramento Teórico
Theoretical Framework